Ecommerce: Vantagens de ter um negócio 100% online

negócio online ou ecommerce cresce a cada ano no Brasil e no mundo. São novas oportunidades para que os empreendedores brasileiros conquistem milhões de consumidores.

O ecommerce está cada vez mais forte. Muitas empresas têm migrado seus pontos de venda físicos para a internet. Outras estão mesclando. De qualquer forma, é importante aproveitar o cenário de crescimento das vendas online. Mas a popularização das compras online só aconteceu após décadas.

 

Origem do Ecommerce

As primeiras ecommerce apareceram nos anos 90, com as lojas eBay e Amazon. Elas foram fundadas em 1995.

Havia problemas de segurança tecnológica, dificuldades logísticas e desconfiança dos consumidores.

A própria Amazon, que é considerada a maior ecommerce do mundo, só começou a dar lucro em 2003. Seu crescimento expressivo aconteceu somente a partir de 2015.

No Brasil, o ecommerce começou a ganhar força em 2014. Nesse ano, havia quase 19 milhões de e-shoppers. Atualmente, há mais de 41 milhões. No primeiro semestre de 2020, o ecommerce bateu o recorde de faturamento totalizando quase 39 bilhões. Esse número representa um crescimento de 47% em relação ao ano de 2019.

Os principais segmentos de ecommerce que mais cresceram no Brasil são:

  • Supermercados – alta de 18%
  • Roupas e calçados – alta de 32%
  • Casa/Decoração – alta de 33%
  • Farmácia – alta de 42%
  • Perfumaria – alta de 51%
  • Artigos esportivos – alta de 63%
  • Lojas online de departamento – alta de 90%
  • Construção e ferramentas – alta de 100%
  • Informática – alta de 101%

Por conta da pandemia causada pelo Covid-19, o setor do ecommerce cresceu bastante e alavancou as vendas online. Segundo a pesquisa da ABComm, mais de 100 mil lojas físicas passaram a venda online durante esse período. O crescimento do ecommerce foi de 70% na quarentena.

 

Vantagens de ter uma loja virtual

Com a popularização e crescimento das vendas online, o ecommerce apresenta várias vantagens. Confira as principais:

Investimento inicial baixo – O empreendedor que deseja começa um ecommerce vai economizar com aluguel de espaço, contratação de vendedores, entre outros. Abrir um ecommerce envolve pouco dinheiro.

Fortalecimento da presença na internet – Você conhece aquele ditado de que não é visto, não é lembrado. Então, isso vale para a presença digital das empresas. Mesmo para os negócios que já possuem loja física, é fundamental estar presente na internet. Para isso, reforce sua presença com as redes sociais e a produção de conteúdo para blogs e sites.

Aumento das vendas – O maior objetivo de uma empresa é vender produtos e serviços, principalmente o segmento de varejo. A loja virtual garante o aumento nas vendas.

Venda de acordo com a demanda – Quando os produtos são customizados ou artesanais, é possível vender sob demanda. É possível incluir nos itens, o prazo de produção e das entregas.

Maior disponibilidade e alcance – Com o ecommerce, você pode vender para clientes de qualquer parte do Brasil e do mundo. Atualmente, você pode vender por sites de marketplace, site próprio, Instagram, WhatsApp e outros canais. Além disso, a loja virtual fica disponível 24 horas por dia.

Se você deseja começar um novo ecommerce, planeje, pense na logística, defina seu público-alvo, invista no marketing de conteúdo e esteja presente nas redes sociais. Com o Atende Smart Ecommerce, sua loja virtual fica pronta rapidamente!

 

Acesse agora mesmo nossa página e conheça as a melhor solução para gerenciar sua empresa!

Se preferir ligue e agende uma visita com um dos nossos consultores para esclarecer qualquer dúvida.

(11) 2989-5006 / 3508-3100

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA NAS REDES SOCIAIS

MAIS POPULARES

mais do blog

artigos relacionados

Fale agora com nossa equipe!

Preencha seus dados para registarmos o contato: