Ponto Digital Biométrico: Conheça seus benefícios

O controle de entrada e saída de empregados é uma questão essencial para o bom funcionamento de qualquer empresa. Esse controle se torna um instrumento legal, pois assegura os direitos tanto para a empresa quanto para os funcionários. Há vários modelos no mercado para fazer esse controle. O ponto digital biométrico é um dos equipamentos que oferecem mais benefícios para as empresas.

 

O que é ponto digital biométrico?

O ponto digital biométrico é um equipamento que utiliza a biometria para identificar e controlar a jornada dos empregados. Ele é uma das melhores alternativas entre os relógios de ponto eletrônico.

Por ser um ponto tão prioritário na gestão das empresas, o ponto digital biométrico ajuda a manter a segurança no controle de entrada e saída, evitando possíveis fraudes dentro do seu negócio.

A biometria mede biologicamente a característica física do ser humano. Dessa forma, a senha é o próprio corpo do funcionário, que pode ser medido através da impressão digital, íris, geometria da mão ou retina.

 

Como funciona o relógio de ponto eletrônico biométrico

O processo de leitura biométrica é muito simples. A maioria das empresas utilizam a autenticação via impressão digital, mas ela também pode ser por reconhecimento de voz ou facial.

O empregado chega perto do aparelho posiciona seu dedo que já foi cadastrado anteriormente e o equipamento escaneia a digital para efetivar o registro do ponto.

 

Benefícios do ponto eletrônico biométrico

O ponto eletrônico biométrico surgiu por conta da necessidade de melhorar a usabilidade e a segurança do registro eletrônico de ponto. O uso de cartão de ponto causava bastante dor de cabeça para o setor de RH. Havia muitos problemas como perda de cartão, falta de segurança, entre outros.

Com a chegada do ponto eletrônico biométrico, as empresas tiveram redução drástica de fraudes. Em muitas empresas, os trabalhadores acabam pedindo para os colegas bater o ponto deles. Mesmo sendo uma prática ilegal, ela é muito recorrente, quando é usado outro tipo de controle de ponto.

Além disso, o equipamento trouxe diversos benefícios para as empresas. Os principais são:

Redução de erros na contagem de horas

Independente do modelo, os equipamentos de ponto eletrônico biométrico processam automaticamente o horário e datas da entrada e saída dos empregados. Esse controle serve para calcular salários, e outros valores como descontos de atrasos e faltas, horas extras, entre outros. Dessa forma as chances de erros são reduzidas.

Otimiza o processo de ponto

O ponto eletrônico biométrico é rápido para captar o ponto dos empregados. Isso reduz as filas que podem ser formadas, otimizando o tempo.

Dessa forma, o controle biométrico não permite que os funcionários deem desculpa para sair mais cedo para não pegar fila no registro. Todo processo é fácil, rápido e prático.

Reforço de segurança jurídica

O ponto digital biométrico permite que a empresa tenha um controle de ponto correto, adequado e monitorado. Isso evita acusações trabalhistas, em relação a pagamento de horas extras, entre outras questões.

Gerenciamento de acesso

Muitas empresas têm setores que necessitam de acesso restrito. Com esse tipo de controle de ponto, fica mais fácil integrar catracas de acesso exclusivo para determinados empregados em setores específicos.

O ponto digital biométrico é uma solução muito interessante para que as empresas cumpram a exigência legal, de acordo com a portaria 1510/2009 do Ministério do Trabalho, que trata do registro para cumprir a jornada de trabalho dos empregados.

Gostou desse artigo? Entre em contato conosco e entenda como podemos ajudá-lo a controlar o fluxo dos empregados.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA NAS REDES SOCIAIS

MAIS POPULARES

mais do blog

artigos relacionados

Fale agora com nossa equipe!

Preencha seus dados para registarmos o contato: