8 dicas essenciais para uma gestão de estoque eficiente

A gestão de estoque eficiente é uma tarefa operacional que influencia diretamente no resultado das empresas. Muitas organizações, antes do surgimento da internet, faziam esse controle manualmente.

Atualmente, há diversos sistemas como Atende Smart Wholesale pro que vão ajudar os empreendedores a realizar uma gestão de estoque mais eficiente. Esse controle é um processo essencial para qualquer tipo de negócio, uma vez que ajuda reduzir custos e garantir que as necessidades dos clientes sejam atendidas.

Se a gestão de estoque não tiver eficiência, a empresa poderá sofrer com falta de produtos, escassez de matéria-prima, entre outros problemas.

Diante disso, a gestão de estoque deve ser priorizada, pois as empresas dependem diretamente dela para cumprir seus pedidos. Para melhorar esse controle, confira 8 dicas essenciais:

 

#1 Faça o registro de todas as entradas e saídas

O inventário precisa exato, por isso, é fundamental contabilizar a quantidade de cada produto. Deve-se registrar a entrada e saída de todos os materiais no estoque, para minimizar falhas e facilitar a gestão.

Para que todas as entradas e saídas sejam registradas, o gestor precisa estruturar os processos e definir os procedimentos para essas tarefas.

 

#2 Realize um armazenamento adequado

O armazenamento adequado é essencial para a organização e gestão de estoque eficiente. A não realização disso, pode ocasionar vários problemas como produtos descartados, validade vencida de materiais, entre outros. Manter o ambiente arejado, limpo, organizado é importante para não prejudicar o estoque.

 

#3 Mantenha um estoque reduzido

Manter um estoque reduzido contribui para que a organização e armazenamento adequado. Na metodologia do Toyotismo, a demanda deve puxar a linha de produção. Com isso, o setor de produção vai solicitar a compra de matéria-prima para atender as demandas do produto final.

Dessa forma, a empresa trabalha com estoque reduzido, tornando mais simples a gestão de estoque, além da necessidade por espaço físico ser menor. A partir daí, os custos e desperdícios são reduzidos.

#4 Padronize a gestão de estoque

Ter boas práticas de separação no estoque é garantia de uma gestão eficiente. Confira as principais:

  • Padronize os itens no sistema de estoque
  • Leve em consideração as características dos produtos
  • Desenvolva um espaço inteligente
  • Separe por similaridade, por tamanho
  • Controle a temperatura e a luz

 

#5 Realize inspeções periódicas no estoque

Apesar de todo controle, é importante fazer inspeções periodicamente, sejam elas mensais, trimestrais ou semestrais. Essa escolha vai depender do tipo de produto que se encontra armazenado.

A inspeção serve para investigar falhas, corrigir erros e aprimorar os processos.

 

#6¨Mantenha um bom relacionamento com fornecedores

É de suma importância manter um bom relacionamento com os fornecedores, a fim de garantir bons preços de compra. Além disso, vai aumentar a fidelização com seus parceiros de negócio.

 

#7 Desenvolva um projeto para reduzir perdas

É muito comum as perdas de produtos no estoque. Para evitar isso, é importante criar um projeto de redução de perdas. Para tal, tome algumas medidas:

  • Esteja atento com as datas de validade;
  • Receba as mercadorias com cuidado;
  • Use o sistema de gestão integrada;
  • Realize um inventário do estoque;
  • Crie indicadores de controle;
  • Tenha regras fixas para gestão do estoque
  • Acompanhe o volume de compras.

 

#8 Utilize um sistema de gestão de estoque eficiente

O auxílio da tecnologia é uma grande aliada para manter uma gestão de estoque eficiente. Com o Atende Smart Wholesaler Pro, sua empresa vai controlar o estoque, utilizando banco de dados, planilhas e relatórios de maneira prática e inteligente.

 

Quer conhecer outras soluções para ecommerce e para sua loja física? Clique aqui e fale conosco.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA NAS REDES SOCIAIS

MAIS POPULARES

mais do blog

artigos relacionados

Fale agora com nossa equipe!

Preencha seus dados para registarmos o contato: