Controle de qualidade industrial: O que é e como fazer

O ponto chave do controle de qualidade industrial é o foco na satisfação dos clientes. Ele é essencial para garantir que os produtos cheguem no mercado dentro um padrão de excelência já pré-estabelecido.

As empresas que conseguem realizar o controle de qualidade industrial são capazes de identificar e corrigir erros e falhas mais rápido. Isso vai evitar que o consumidor final seja atingido.

 

Mas afinal, o que é o controle de qualidade industrial?

O controle de qualidade industrial é um sistema adotado pelas fábricas para medir a qualidade dos produtos e serviços, se baseando em parâmetros técnicos que são estabelecidos previamente.

Esse sistema é um conjunto de instruções, procedimentos e normas usados para monitorar a produção e garantir que todo chão de fábrica esteja operando conforme as tolerâncias e especificações. Em resumo, qualidade é confeccionar um produto final sem defeitos, dentro do padrão desejado pela indústria.

O controle de qualidade industrial identifica falhas, erros, defeitos na produção e na produção, ao ponto de corrigir antes que chegue ao cliente. A longo prazo, isso reduz o desperdício de tempo e de material e traz mais rentabilidade e crescimento ao negócio.

Esse controle não altera o processo industrial, ele atua com verificações, testes e inspeções para evitar que algo fora do padrão da empresa chegue ao mercado. O controle de qualidade na indústria impacta diretamente na competitividade do negócio.

A falta de controle de qualidade na indústria pode provocar diversos riscos ao negócio, tais como: necessidade de recall; riscos à saúde dos empregados; produtos com qualidade inferior ao padrão; e manutenção ou devolução do produto durante a garantia. Todos esses riscos podem afetar diretamente a imagem e a reputação da indústria.

 

Benefícios do controle de qualidade industrial

É importante realizar o controle de qualidade industrial para garantir a excelência dos produtos que chegam até o cliente. Com isso, ele ajuda a tornar os processos mais enxutos, potencializando os resultados. Os principais benefícios do controle de qualidade nas indústrias são:

  1. Melhora no desempenho
  2. Consistência dos produtos
  3. Fortalecimento da marca
  4. Satisfação do cliente

Para um controle de qualidade industrial efetivo é importante seguir algumas práticas. Conheça algumas delas:

  • Esteja focado na satisfação dos clientes;
  • Treine e motive os colaboradores;
  • Tenha gerentes com habilidade de liderança e comunicação;
  • Busque a melhoria contínua dos processos;
  • Instale uma comunicação transparente;
  • Dê prioridade para matérias-primas de qualidade;
  • Não aceite erros;
  • Utilize um sistema para melhorar os processos industriais.

O Atende Smart Industry é um software que controla todo processo fabril, desde o início da produção até o fim. O sistema permite simplifica os processos industriais, pois é dividido em diversos módulos, tais como: ordens de serviços, relatórios, controle financeiro, controle de estoque, entre outros.

Quer saber mais sobre o software Atende Smart Industry? Clique aqui e fale conosco via WhatsApp.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA NAS REDES SOCIAIS

MAIS POPULARES

mais do blog

artigos relacionados

Fale agora com nossa equipe!

Preencha seus dados para registarmos o contato: