Como melhorar a experiência do usuário em ecommerce

Na última década, especialmente, nos últimos anos, o ato de fazer compras online cresceu de forma considerável. A partir daí, os clientes começaram a buscar por empresas que ofereçam experiências positivas, que atendam seus anseios e que a jornada de compra seja segura e fácil. E exatamente aqui que entra a importância da experiência do usuário em ecommerce.

 

A experiência do usuário como foco principal

Atualmente, não basta apenas ter uma boa estratégia de marketing digital para sua empresa. A satisfação do consumidor online vai depender da qualidade da experiência do usuário no ecommerce.

Pensando nisso, a experiência do usuário é um dos assuntos mais estudados no marketing, uma vez que ela impacta a taxa de conversão do seu negócio de forma direta. Um ecommerce que desperta percepções positivas no seu cliente, em toda jornada de compra, terá mais chance de finalizar a venda.

Esse novo conceito de Experiência do Usuário ou UX (User Experience) tem como objetivo centrar todas as ações no usuário, se adequando às suas necessidades e ao comportamento das pessoas.

No ecommerce, a experiência do usuário significa diretamente uma interação positiva entre site e consumidor para trazer mais tranquilidade, segurança e confiança ao cliente na jornada de compra.

Mesmo com o crescimento do número de consumidores online, ainda há muita desconfiança nas compras pela internet, por conta dos casos de fraudes. Por isso, os ecommerces devem investir em segurança, além de uma navegação funcional, agradável e fácil.

Quando o cliente se sente seguro, bem informado e atendido dentro da sua loja virtual, ele está mais propenso a finalizar a compra, em vez de procurar a concorrência.

 

Como melhorar a experiência do usuário

no ecommerce?

O princípio básico da experiência do usuário é a empresa se colocar no lugar do consumidor. Como ele deseja ser atendido? O que ele quer encontrar no seu ecommerce? De que forma ele gostaria de navegar no seu site? Essas e outras questões servem para entender o comportamento do usuário e proporcionar para ele, a melhor experiência por isso.

Se baseando nessa premissa, você pode adotar algumas atitudes que vão te garantir melhor interação com os clientes. Confira, as principais:

  1. Tenha um site com design responsivo e simples.
  2. Analise o comportamento dos clientes.
  3. Torne disponível vários canais de comunicação.
  4. Ofereça conteúdo relevante.
  5. Simplifique o checkout e torná-lo mais rápido.
  6. Tenha um ótimo serviço de hospedagem.
  7. Ofereça ajuda em tempo real.
  8. Facilite o login e a compra do usuário
  9. Torne a compra mais segura
  10. Não tente inovar no sistema. O usuário precisa reconhecer a usabilidade do site.
  11. Reduza a quantidade de scripts.
  12. Garanta a execução das funcionalidades.

Além disso, é importante contratar um sistema de gestão integrado como o Atende Smart Sales Pro. Essa solução permite que o cliente seja atendido de forma eficaz e rápida, pois desde o fluxo de caixa, até o estoque é controlado de forma integrada. Com isso, o tempo de atendimento é reduzido, assim como os custos, gerando aumento da satisfação do cliente.

Quer saber mais sobre essa solução e outras para seu ecommerce? Clique aqui.

 

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA NAS REDES SOCIAIS

MAIS POPULARES

mais do blog

artigos relacionados

Fale agora com nossa equipe!

Preencha seus dados para registarmos o contato: