5 benefícios em usar um sistema ERP

As informações e dados das empresas se transformaram em verdadeiros ativos para a gestão. Eles servem de base para fazer possíveis correções, ajustes e melhorar os processos. O sistema ERP é uma ferramenta voltada para otimizar a gestão empresarial e possui diversos benefícios.

A sigla ERP significa Enterprise Resource Planning, que traduzindo é planejamento dos recursos da empresa. De forma geral o sistema ERP integra setores, departamentos, reduzindo possibilidade de falhas de produção e de comunicação. Com o esse sistema de gestão, as empresas podem gerar relatórios de venda, controlar contas a pagar e receber, analisar performance e metas dos setores e controlar o pagamento de impostos.

Esse sistema tem abrangência em diversas áreas como vendas, contabilidade, financeiro, atendimento ao cliente, operacional, jurídico, marketing, planejamento e recursos humanos.

O principal benefício do sistema ERP é garantir que os gestores vão tomar decisões mais assertivas. Porém, há outros benefícios que precisam ser levados em consideração. Confira os cinco principais:

 

#1 Segurança da informação

Ao adotar o sistema ERP, as empresas garantem maior segurança nos dados, principalmente se o software tiver a ferramenta cloud computing (computação em nuvem). Dessa forma, as informações serão criptografas, evitando possíveis fraudes ou extravios.

 

#2 Redução de custos

Além de modernizar as rotinas das empresas e reduzir os gargalos operacionais, o sistema ERP também diminui a quantidade de sistemas dentro da empresa.

Com isso, o sistema vai contribuir para reduzir custos como matérias-primas, mão-de-obra. Retrabalhos, falhas e erros também serão diminuídos.

Numa única ferramenta, o gestor vai poder gerenciar todas as etapas de produção do seu negócio.

 

#3 Escalabilidade

Um dos principais desafios dos negócios é adaptar sua estrutura para acompanhar o crescimento da empresa, mantendo uma gestão eficiente.

Quanto mais cresce um negócio, mais variáveis terão para serem controladas. Com o sistema ERP, há uma vantagem estratégia: a escalabilidade, ou seja, é possível modificar o software para cada momento do negócio.

Com o ERP, será possível aprofundar as análises gerenciais da empresa, melhorando sua qualidade e otimização a produtividade. Isso acontece porque as operações rotineiras serão automatizadas e os processos mais organizados.

 

#4 Maior eficiência nos prazos de entregas e tempo de respostas

Com o sistema, o fluxo operacional e comunicativo se torna mais dinâmico aos negócios. Com a melhora e aumento da produtividade, o prazo de entrega dos serviços e produtos são reduzidos diretamente. Isso também está relacionado a um maior controle de estoque.

Com o tempo reduzido de resposta nos fluxos, o sistema garante maior regularidade nos processos. Isso evita que determinada produção fique parada por falta de matéria-prima, ou até mesmo, que a empresa produza produtos em excesso.

 

 

#5 Melhora a competitividade

Ao implementar o sistema ERP, a empresa melhora a qualidade dos seus serviços e produtos, pois os processos ficam mais sincronizados, padronizados e seguros. Dessa forma, o negócio se torna mais competitivo.

Com um sistema ERP como o Atende Smart ERP, é possível melhorar as rotinas dos processos e adicionar módulos quando for do interesse da empresa. A solução é flexível, permitindo aos gestores ajustares o sistema às suas necessidades.

Quer saber mais sobre o sistema ERP da Atende Smart, clique aqui e fale conosco.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA NAS REDES SOCIAIS

MAIS POPULARES

mais do blog

artigos relacionados

Fale agora com nossa equipe!

Preencha seus dados para registarmos o contato: