O futuro do comércio passa pelas lojas de conveniência

As lojas de conveniência são pequenos estabelecimentos comerciais, localizados no posto de gasolina ou dentro de condomínios. Esse tipo de comércio cresceu demais durante a pandemia e representa uma forma de atrair novos clientes e aumentar a renda.

O crescimento durante a pandemia

A crise econômica e sanitária que surgiu durante a pandemia de 2020, principalmente no segmento varejista, forçou diversos estabelecimentos a fecharem suas portas.

No entanto, segundo dados da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, alguns estabelecimentos cresceram durante essa crise. Foi o caso das farmácias e das lojas de conveniências.

De acordo com o levantamento do Global Convenience Focus, há mais de 8.000 lojas de conveniência em operação nos postos de serviço no Brasil.

Os setores específicos de produtos mais explorados pelas lojas de conveniência são:

  • Alimentos e bebidas;
  • Saúde, beleza e cuidados pessoais;
  • Produtos para casa;
  • Entretenimento e eletrônicos.

Em termos globais, as lojas de conveniência tiveram um crescimento de mais de 10%, perdendo apenas para as vendas de ecommerce, durante a pandemia.

Isso foi provocado pela mudança do comportamento dos consumidores, pois preferiram comprar em lojas locais perto de casa, pequenas mercearias. O aumento do consumo nesses estabelecimentos foi um indicativo dos consumidores em procurar opções para suprir suas necessidades de forma mais rápida.

A partir daí, também cresceu a expectativa dos consumidores em encontrarem uma cesta de produtos mais variadas.

A valorização das lojas de conveniência

A valorização das lojas de conveniência foi impulsionada pelos novos hábitos de consumo, durante e pós pandemia.

Percebendo o potencial desse mercado, muitas gigantes têm investido em novas tecnologias e abrindo lojas automatizadas. Com serviços de compra rápida, autoatendimento e sem dinheiro, o objetivo das lojas de conveniência é oferecer uma variedade de produtos, com suporte de tecnologia de ponta.

O desafio das lojas de conveniência é investir em comunicação para transformar motoristas em novos consumidores, por meio de experiências, desconto, promoções e até degustação.

Pensando nisso, é importante investir em estratégias de marketing que vão desde logísticas, design voltado para o cliente, sistema integrado, entre outros.

O levantamento da Trade Intelligence aponta que nos próximos 15 anos, as lojas de conveniência vão se tornar depósitos de consumo online com self checkout, e até mesmo com entrega gerenciada via drone.

Atende Smart Food & Beverage

O sistema Atende Smart Food & Beverage atende as necessidade da sua loja de conveniência. Esse software de automação é de fácil usabilidade, eficaz e rápido proporcionando mais praticidade para os empreendedores e gerando mais lucro. O software integra diversas funcionalidades.

Quer saber mais o software Atende Smart Food & Beverage? Clique aqui e fale conosco.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA NAS REDES SOCIAIS

MAIS POPULARES

mais do blog

artigos relacionados

Fale agora com nossa equipe!

Preencha seus dados para registarmos o contato: